Atividades fisioterapêuticas em grupos para idosos institucionalizados: a percepção do idoso
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2017.v5.n2.4124Palavras-chave:
Ciências Agrárias, Ciências BiológicasResumo
Introdução: O envelhecimento é caracterizado como desenvolvimento social, com características ao longo de todo o percurso da existência, um processo ativo e progressivo, no qual sucedem alterações morfológicas, funcionais, e psicológicas que geram, perda da capacidade do indivíduo Objetivo: Identificar a percepção do idoso institucionalizado sobre a contribuição das atividades fisioterapêutica em grupos. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo descritivo de natureza qualitativa com idosos. Participaram da pesquisa idosos com idade igual ou superior a 60 anos do gênero masculino e feminino que já realizavam atendimento fisioterapêutico, residentes na Unidade de Abrigo de Idosos, no período de fevereiro a março de 2016. Foram excluídos da pesquisa pacientes com dificuldades na fala ou alterações no estado mental que inviabilizassem a entrevista. As informações foram coletadas através de uma entrevista semiestruturada, e foram analisadas pela técnica de análise temática. Está pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza (COÉTICA-UNIFOR), com o parecer nº 1.346.007. Resultados: Os idosos relatam que as atividades fisioterapêuticas contribuíram para a melhoria da força, do equilíbrio, da marcha, sabendo-se que a falta de exercícios diários tem como principais consequências limitações físicas, emocionais e sociais, e que a atividade fisioterapêutica trouxe uma melhoria considerável facilitando a melhoria dos seus movimentos durante os exercícios, do estado psíquico, e favorecendo uma melhor relação entre si, tornando as atividades mais prazerosas durante a Fisioterapia. Conclusão: Conclui-se que os idosos perceberam a efetividade da Fisioterapia por meio das atividades fisioterapêuticas em grupos, visto que melhorou seu estado funcional, psíquico e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).