Atividades fisioterapêuticas em grupos para idosos institucionalizados: a percepção do idoso

Autores

  • José Nilson Rodrigues de Menezes Universidade de Fortaleza
  • Franscico Jenilson de Sousa Costa Universidade de Fortaleza
  • Anna Karla Ribeiro Lima Universidade de Fortaleza
  • Cleidiane Gonzaga Damasceno de Souza Universidade de Fortaleza
  • Liliana Gama Oliveira Universidade de Fortaleza
  • Ranieli Cavalcante dos Santos Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2017.v5.n2.4124

Palavras-chave:

Ciências Agrárias, Ciências Biológicas

Resumo

Introdução: O envelhecimento é caracterizado como desenvolvimento social, com características ao longo de todo o percurso da existência, um processo ativo e progressivo, no qual sucedem alterações morfológicas, funcionais, e psicológicas que geram, perda da capacidade do indivíduo Objetivo: Identificar a percepção do idoso institucionalizado sobre a contribuição das atividades fisioterapêutica em grupos. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo descritivo de natureza qualitativa com idosos. Participaram da pesquisa idosos com idade igual ou superior a 60 anos do gênero masculino e feminino que já realizavam atendimento fisioterapêutico,  residentes na Unidade de Abrigo de Idosos, no período de fevereiro a março de 2016. Foram excluídos da pesquisa pacientes com dificuldades na fala ou alterações no estado mental que inviabilizassem a entrevista. As informações foram coletadas através de uma entrevista semiestruturada, e foram analisadas pela técnica de análise temática. Está pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza (COÉTICA-UNIFOR), com o parecer nº 1.346.007. Resultados: Os idosos relatam que as atividades fisioterapêuticas contribuíram para a melhoria da força, do equilíbrio, da marcha, sabendo-se que a falta de exercícios diários tem como principais consequências limitações físicas, emocionais e sociais, e que a atividade fisioterapêutica trouxe uma melhoria considerável facilitando a melhoria dos seus movimentos durante os exercícios, do estado psíquico, e favorecendo uma melhor relação entre si, tornando as atividades mais prazerosas durante a Fisioterapia. Conclusão: Conclui-se que os idosos perceberam a efetividade da Fisioterapia por meio das atividades fisioterapêuticas em grupos, visto que melhorou seu estado funcional, psíquico e social.

Biografia do Autor

José Nilson Rodrigues de Menezes, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta, Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutor em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Franscico Jenilson de Sousa Costa, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta. Especialista em andamento em Fisioterapia Traumo-Ortopedica e Desportiva pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS).

Anna Karla Ribeiro Lima, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Cleidiane Gonzaga Damasceno de Souza, Universidade de Fortaleza

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Liliana Gama Oliveira, Universidade de Fortaleza

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Ranieli Cavalcante dos Santos, Universidade de Fortaleza

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

DE MENEZES, J. N. R.; DE SOUSA COSTA, F. J.; RIBEIRO LIMA, A. K.; DAMASCENO DE SOUZA, C. G.; OLIVEIRA, L. G.; DOS SANTOS, R. C. Atividades fisioterapêuticas em grupos para idosos institucionalizados: a percepção do idoso. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 5, n. 2, p. 47–53, 2018. DOI: 10.22298/rfs.2017.v5.n2.4124. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4124. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos