Fisioterapia no equilíbrio de pacientes pós Acidente Vascular Encefálico com enfoque na melhora da marcha: revisão sistemática

Autores

  • Jossinelma Camargo Gomes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Gabriela Antonelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Jackeline Siqueira Dalzoto Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Gabrielly Alves Pereira Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro-PR).
  • Ana Carolina Dorigoni Bini Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO-PR)

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.v6i2.4561

Palavras-chave:

Proposta Curricular de Santa Catarina, Constituição, Princípios Fundamentais, Educação, Golpes de Estado.

Resumo

Introdução: Em geral, pacientes acometidos por Acidente Vascular Encefálico (AVE) apresentam déficit no equilíbrio, o que traz diversas complicações, como insegurança, risco de quedas aumentado e alterações na marcha, afetando negativamente a funcionalidade do paciente. Assim, é fundamental a recuperação do equilíbrio através da reabilitação motora, o que repercutirá na marcha e funcionalidade do paciente. Objetivo: O objetivo do estudo foi identificar as técnicas fisioterapêuticas realizadas para melhorar o equilíbrio estático e dinâmico em pacientes pós-AVE. Materiais e métodos: foi realizada uma busca de artigos publicados entre 2013 e 2017 em três bases de dados – PubMed, Scielo e Lilacs. Resultados: A busca resultou em 6.771 artigos (6.674 PubMed, 39 Scielo e 58 Lilacs); destes, foram exclusos 6.736 pelo título e 28 pelo resumo. Foram inclusos 5 artigos na revisão. Conclusão: O fortalecimento muscular e o treino de equilíbrio associados à realidade virtual melhoram o equilíbrio em pacientes pós-AVE.

Biografia do Autor

Jossinelma Camargo Gomes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Fisioterapeuta, graduada na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro-PR). Discente do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

Gabriela Antonelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Fisioterapeuta, graduada na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro-PR). Residente em Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Jackeline Siqueira Dalzoto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Fisioterapeuta, graduada na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro-PR). Residente em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Gabrielly Alves Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro-PR).

Fisioterapeuta, graduada na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro-PR).

Ana Carolina Dorigoni Bini, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO-PR)

Fisioterapeuta, docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO-PR). Doutoranda no Programa de Ciências Farmacêuticas da UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2019-06-14

Como Citar

GOMES, J. C.; ANTONELLI, G.; DALZOTO, J. S.; PEREIRA, G. A.; BINI, A. C. D. Fisioterapia no equilíbrio de pacientes pós Acidente Vascular Encefálico com enfoque na melhora da marcha: revisão sistemática. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 6, n. 2, p. 38–44, 2019. DOI: 10.22298/rfs.v6i2.4561. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4561. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos