Avaliação da qualidade de vida em indivíduos hospitalizados portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Autores

  • Camila Tres Dal Puppo Universidade de Passo Fundo - RS
  • Felipe Hübner Universidade de Passo Fundo-RS
  • Débora D’Agostini Jorge Lisboa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n1.4575

Palavras-chave:

Semiótica. Texto Literário. Transdisciplinaridade. Polissemia. Interdiscursividade.

Resumo

Introdução: a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) tem como característica o comprometimento do fluxo aéreo na árvore brônquica, desenvolvendo sintomas variáveis, como expectoração, dispneia e tosse. Tais sintomas da DPOC comprometem a funcionalidade e a vida social dos indivíduos, limitando suas atividades da vida diária podendo assim afetar sua qualidade de vida. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida em indivíduos hospitalizados com diagnóstico médico de DPOC por meio da aplicação do questionário Saint George’s Respiratory Questionnaire (SGRQ). Metodologia: estudo transversal e analítico composto de 18 indivíduos com diagnóstico médico de DPOC internados em um hospital do norte do estado do Rio Grande do Sul, de ambos os sexos e com idade superior a 30 anos de idade. Foram utilizados dois questionários para coleta de dados, um específico de qualidade de vida em pacientes DPOC (SGRQ), e um questionário para caracterização da amostra. Resultados: a amostra foi composta de 18 indivíduos, sendo 9 (50%) do sexo feminino. Quanto à faixa etária, 3 (16,7%) tinham de 50-59 anos, 6 (33,33%) de 60-69 anos e 9 (50%) mais de 70 anos. Os valores obtidos nos escores do questionário SGRQ foram de 59,50 ± 16,86 no domínio sintomas; 67,67 ± 22,94 no domínio atividade; 47,89 ± 21,11 no domínio impacto e o escore total de 54,44 ± 16,97. Conclusão: neste estudo a qualidade de vida dos indivíduos apresentou-se prejudicada e comprometida, mostrando, assim, a necessidade de direcionar atenção e cuidados a esse fator em pacientes com DPOC.

Biografia do Autor

Camila Tres Dal Puppo, Universidade de Passo Fundo - RS

Fisioterapeuta. Graduada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua na Clínica de Pilates, Constantina/RS.

Felipe Hübner, Universidade de Passo Fundo-RS

Fisioterapeuta. Graduado pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua na Clínica Reabilitare, Passo Fundo/RS.

Débora D’Agostini Jorge Lisboa, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Fisioterapeuta e coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF). Docente do Curso de Fisioterapia da UPF-RS. Doutoranda em Envelhecimento Humano pela UPF-RS.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

DAL PUPPO, C. T.; HÜBNER, F.; JORGE LISBOA, D. D. Avaliação da qualidade de vida em indivíduos hospitalizados portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 7, n. 1, p. 15–22, 2019. DOI: 10.22298/rfs.2019.v7.n1.4575. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4575. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos