Comparação das técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva na função respiratória de indivíduos com doença de Parkinson
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2020.v8.n1.5538Palavras-chave:
Lugares sagrados, Monges Santos, Movimento do ContestadoResumo
Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma patologia crônica e neurodegenerativa, caracterizada pelo tremor, bradicinesia, rigidez e instabilidade postural, através da progressão da doença, de caráter multifatorial, o sistema respiratório apresenta disfunções. Objetivo: Comparar o efeito imediato da facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) respiratória e de escápula e pelve na função respiratória de indivíduos com doença de Parkinson. Materiais e métodos: Ensaio clínico randomizado, simples cego, realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA/Canoas, com uma amostra de 12 indivíduos, com diagnóstico de Doença de Parkinson. Os mesmos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e foram avaliados através do Miniexame do Estado Mental (MEEM), da escala de Hoehn e Yahr Modificada, capacidade inspiratória, pico de fluxo expiratório e pressões inspiratória e expiratória máximas. Após, foram alocados por sorteio em Grupo A (FNP respiratório) e Grupo B (FNP de escápula e pelve). Resultados: O FNP respiratório se mostrou eficaz nos parâmetros respiratórios avaliados, sendo estatisticamente significativo (p<0,05), assim como o FNP de escápula e pelve para a capacidade inspiratória (p=0,041). Já a comparação entre os dois grupos mostrou que o FNP respiratório foi mais eficaz, apesar de não apresentar significância estatística. Conclusão: As duas técnicas foram eficazes no aumento da capacidade inspiratória, porém a técnica de FNP respiratória mostrou-se efetiva também no aumento do pico de fluxo expiratório e pressões inspiratória e expiratória máximas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jennifer Heltz dos Santos, Reni Volmir dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).