Análise da sobrecarga autopercebida em cuidadores de pacientes neurológicos: uma revisão integrativa

Analysis of self-perceived overload in caregivers of neurological patients: an integrative review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2021.v9.n1.6482

Palavras-chave:

Cuidadores. Doenças do Sistema Nervoso. Pessoas com Deficiência.

Resumo

Introdução: O cuidador é fundamental no dia a dia de indivíduos com incapacidades advindas de afecções neurológicas, sendo imprescindíveis no auxílio das necessidades bio, psico, emocional, funcional e social dos mesmos. Esse cuidado pode ser feito tanto pela família (cuidador informal) quanto por profissionais de saúde (cuidador formal), cuja saúde física e psicológica está constantemente sobrecarregada por diversos fatores. Objetivo: O objetivo do estudo é apresentar uma revisão integrativa acerca da autopercepção da sobrecarga dos cuidadores de pacientes neurológicos. Metodologia: As buscas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas LILACS, SciELO e BIREME, de artigos publicados no período de 2015 a 2019. Os dados foram analisados de maneira integrativa, interpretados e sintetizados e então expostos em quadro para melhor apresentação e discussão dos resultados. Resultados: Observou-se que os estudos abordam uma sobrecarga autopercebida entre os cuidadores de pacientes neurológicos, em decorrência do baixo conhecimento acerca da patologia ao qual o cuidar é essencial, além da idade avançada dos cuidadores e o escasso suporte técnico. Conclusão: A autopercepção da sobrecarga ficou demonstrada nos artigos e, infelizmente, está longe de ter uma melhora, visto a falta de engajamento do setor público-privado em realizar cursos de cuidadores, além de não disponibilizar apoio multidisciplinar, com fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.

Biografia do Autor

Yasmin Prost Welter, Unochapecó

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Ketlen Eliza Tocchetto, Unochapecó

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Douglas Carlos Tuni, Unochapecó

Acadêmica de Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Gustavo Camargo, Unochapecó

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aline Martinelli Piccinini, Unochapecó

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências do Movimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Docência Universitária (UTN). Professora do curso de Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (UNOCHAPECÓ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Envelhecimento Humano e Saúde e Formação e Trabalho em Saúde/UNOCHAPECÓ/CNPq.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

PROST WELTER, Y. .; ELIZA TOCCHETTO, K.; CARLOS TUNI, D.; CAMARGO, G. .; MARTINELLI PICCININI, A. Análise da sobrecarga autopercebida em cuidadores de pacientes neurológicos: uma revisão integrativa: Analysis of self-perceived overload in caregivers of neurological patients: an integrative review. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 9, n. 1, p. 73–84, 2021. DOI: 10.22298/rfs.2021.v9.n1.6482. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/6482. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos