Comparação dos hábitos posturais e de dor em distintos grupos de idosos antes e durante a pandemia da Covid-19

Comparison of postural and pain habits in different groups of elderly people before and during the Covid- 19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7194

Palavras-chave:

Postura. Dor nas costas. Dor na cervical. Idosos. Pandemia. Covid-19.

Resumo

Introdução: O envelhecer é uma etapa natural da vida humana, em que ocorrem alterações morfológicas, bioquímicas, funcionais e posturais no idoso. Além dos fatores genéticos e do processo natural de envelhecimento, a postura do idoso também pode ser afetada pelos hábitos e estilo de vida ao longo dos anos. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar e comparar os hábitos posturais e a dor nas costas e cervical de idosos antes e durante a pandemia da Covid-19. Metodologia: Este é um estudo transversal observacional comparativo, com dois grupos: Grupo Pré-Pandemia (GPP) e Grupo Pandemia (GP). Os idosos do GPP foram avaliados presencialmente nos anos de 2015 a 2019, enquanto os idosos do GP foram avaliados por atendimento remoto nos anos de 2020 e 2021. Foi realizada avaliação através do BackPEI-A que contempla hábitos posturais e de dor nas costas e na cervical. Resultados: A comparação entre os grupos GPP e GP mostrou diferenças estatisticamente significativas para: postura sentada na cadeira (p=0.002), frequência de dor nas costas (p=0.034), dor cervical (p=0.033), e impedimento em realizar tarefas por dor na cervical (p=0.035). Conclusão: O GP apresentou hábitos posturais inadequados em relação ao GPP em relação à postura sentada na cadeira. Os idosos do grupo GP apresentaram alta prevalência de dores nas costas e na cervical e aumento do impedimento para realizar atividades devido à dor na cervical.

Biografia do Autor

Betiane Moreira Pilling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta Graduada pelo IPA, RPGista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paula Giendruczak , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda do 5º semestre da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bruna Nichele da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta pela UFRGS, Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Professora Faculdade Sogipa.

 

Cláudia Tarragô Candotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta e Educadora Física, Dra. em Ciências do Movimento Humano, Professora na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

MOREIRA PILLING, B.; GIENDRUCZAK , P.; NICHELE DA ROSA, B.; TARRAGÔ CANDOTTI, C. Comparação dos hábitos posturais e de dor em distintos grupos de idosos antes e durante a pandemia da Covid-19 : Comparison of postural and pain habits in different groups of elderly people before and during the Covid- 19 pandemic. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 10, n. 1, p. 15–26, 2022. DOI: 10.22298/rfs.2022.v10.n1.7194. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/7194. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos