Risco de queda, mobilidade funcional e cinesiofobia em idosos com vertigem

Risk of falling, functional mobility and kinesiophobia in elderly people with vertigo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2023.v11.n1.7830

Palavras-chave:

Idoso, Cinesiofobia, Vertigem

Resumo

Introdução: O processo de envelhecimento é um processo dinâmico, progressivo e individual, que pode levar a alterações no funcionamento dos sentidos corporais causando limitações no controle postural e vertigem. Idosos com vertigem apresentam risco elevado de quedas, o qual pode estar associado ao comportamento cinesiofóbico. Objetivo: Avaliar risco de queda, mobilidade funcional e cinesiofobia em idosos com vertigem. Metodologia: Foram avaliados nove idosos com diagnóstico de vertigem, sendo um homem e oito mulheres, com idade média de 74,7 (±3,91) anos. A cinesiofobia foi avaliada pela Tampa Scale of Kinesiophofia (TSK). O risco de quedas e mobilidade foram avaliados, pelos testes Timed Up and Go Test (TUGT) e TUG com tarefa cognitiva (TUGcog). Os dados foram analisados no software estatístico R versão 4.2.1. Resultados: A média de pontos na TSK foi de 35,3 pontos, indicando presença de cinesiofobia em quatro idosos (44,4%) e dois destes foram classificados com risco de queda de acordo com o tempo de execução no TUGcog. O tempo médio para realizar o TUGT foi de 7,12 (±0,98) segundos e o tempo médio para realizar o TUGcog foi de 9,08 (±1,42) segundos. A diferença entre os tempos de realização dos dois testes foi estatisticamente significante (p=0,003). Não foi encontrada correlação entre os tempos de realização dos testes TUGT e a TSK. Conclusão: Idosos com vertigem não apresentam risco de queda pelo TUGT e TUGcog e, realizaram o TUGcog com tempo significativamente maior do que TUGT. Ainda, quatro idosos apresentaram cinesiofobia que foi independente do risco de queda.

Downloads

Biografia do Autor

Tamiris Beppler Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Laboratório de Postura e Equilíbrio (LAPEQ), Florianópolis - Santa Catarina.

Taís Beppler Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Laboratório de Postura e Equilíbrio (LAPEQ), Florianópolis - Santa Catarina.

Yuri Sartorato Pauli Bianchi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Laboratório de Postura e Equilíbrio (LAPEQ), Florianópolis - Santa Catarina.

Tais Costella, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta, Mestre no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Laboratório de Postura e Equilíbrio (LAPEQ), Florianópolis - Santa Catarina.

Maria Elisa Duarte França, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Laboratório de Postura e Equilíbrio (LAPEQ), Florianópolis - Santa Catarina.

Gilmar Moraes Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta, Coordenador do Laboratório de Postura e Equilíbrio (LAPEQ) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Florianópolis - Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

BEPPLER MARTINS, T.; BEPPLER MARTINS, T.; SARTORATO PAULI BIANCHI, Y.; COSTELLA, T.; DUARTE FRANÇA, M. E.; MORAES SANTOS, G. Risco de queda, mobilidade funcional e cinesiofobia em idosos com vertigem: Risk of falling, functional mobility and kinesiophobia in elderly people with vertigo . Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 11, n. 1, p. 70–81, 2024. DOI: 10.22298/rfs.2023.v11.n1.7830. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/7830. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos