A autonomia da pessoa idosa em cuidados paliativos: o papel das diretivas antecipadas de vontade

Autonomy Of Elderly People In Palliative Care: The Role Of Advance Directives

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2025.v13.n1.8538

Palavras-chave:

Diretivas Antecipadas de vontade, Pessoa idosa, Cuidados Paliativos

Resumo

O envelhecimento populacional e o aumento das doenças crônicas impõem desafios significativos à atenção em saúde, sobretudo no contexto dos cuidados paliativos. Neste cenário, as Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV) se apresentam como instrumentos fundamentais para garantir a autonomia da pessoa idosa diante de situações de vulnerabilidade e terminalidade da vida. Este estudo, de natureza teórica e abordagem exploratória-descritiva, teve como objetivo analisar como as DAV promovem o exercício da autonomia da pessoa idosa em cuidados paliativos. A partir de revisão bibliográfica e análise de conteúdo, identificou-se que as DAV favorecem a participação ativa do idoso nas decisões sobre seus cuidados, assegurando o respeito à sua dignidade e singularidade mesmo diante da perda de capacidade decisória. A efetividade das DAV depende da atuação de equipes interdisciplinares, da qualificação dos profissionais de saúde e de políticas públicas que reconheçam o envelhecimento como um processo complexo e relacional. Conclui-se que as DAV são instrumentos éticos e jurídicos essenciais para a promoção de um cuidado paliativo centrado na pessoa e orientado pela sua vontade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Bonfada Mtaschinske, Faculdade Integrada de Santa Maria

Graduanda do Curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria e Especializanda em Oncologia, Hematologia e Cuidados Paliativos pela FISMA. Integrante da Liga de Cuidados Paliativos da Universidade Federal de Santa Maria, onde busca aperfeiçoamento e conhecimento na área, como também significativo envolvimento com as intervenções junto à equipe. Participa do Grupo de Estudos e Iniciação Cientifica (FISMA) - Integralidade do Cuidados á pessoas em situação de cronicidade, onde busca desenvolver habilidades e competências na compreensão das demandas de pessoas portadoras de doenças crônicas. Atua junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (UFSM), contribuindo nos estudos e produções cientificas acerca dos Cuidados Paliativos e multidisciplinariedade. Possui interesse pela Psico-oncologia, Psicologia da Saúde e Pesquisa Científica, com ênfase na área clínica e hospitalar e em temáticas como câncer hematológico, cuidados paliativos e processos de morte e Luto.

Silvana Bastos Cogo, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem - Licenciatura Plena pela Universidade Franciscana - UFN (2002) Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2016). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES). Coordenadora da Liga Acadêmica Multiprofissional de Cuidados Paliativos da UFSM (LAMCP). Tem experiência na área de enfermagem atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, processo de morte e morrer, bioética, Diretivas Antecipadas, cuidados paliativos e tecnologias cuidativo-educacionais. 

Downloads

Publicado

2025-09-16

Como Citar

BONFADA MTASCHINSKE, L.; BASTOS COGO, S. A autonomia da pessoa idosa em cuidados paliativos: o papel das diretivas antecipadas de vontade: Autonomy Of Elderly People In Palliative Care: The Role Of Advance Directives. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 13, n. 1, p. 28–39, 2025. DOI: 10.22298/rfs.2025.v13.n1.8538. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/8538. Acesso em: 26 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos