PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA MIGRANTES E REFUGIADOS EM CONTEXTOS INSTITUCIONAIS

Autores

  • Greice Luane Simon UNIVALI
  • Rafael Padilha dos Santos Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v35i63.8629

Palavras-chave:

Direito de acesso à educação, migrantes e refugiados, Português como língua de acolhimento

Resumo

O presente artigo aborda o direito de acesso à educação no Brasil e a relevância do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para migrantes e refugiados, em um contexto marcado pela intensificação dos fluxos migratórios internacionais e pelos desafios conexos a tal realidade. O problema central discutido consiste nas barreiras linguísticas e sociais que limitam a efetivação de direitos fundamentais, entre os quais se destaca a educação, assegurada constitucionalmente como direito de todos. Este artigo foi elaborado em conexão ao grupo de pesquisa de “Políticas Migratórias, Direitos Humanos e Migrações” do Programa de Pós-graduação em Direito das Migrações Transnacionais e do grupo de pesquisa “Estado, Constitucionalismo e Produção de Direito” do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica. O objetivo do estudo é pesquisar sobre a contribuição da oferta de aulas de PLAc para migrantes, refugiados e apátridas para a superação de desigualdades e para a promoção de integração social e cultural. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, conduzida pelo método indutivo, com análise de legislações, artigos científicos e menção a experiências institucionais. Os resultados demonstram que iniciativas como os projetos de extensão desenvolvidos por universidades exemplificam práticas inclusivas que favorecem a comunicação cotidiana, o acesso a serviços públicos, a inserção no mercado de trabalho e a participação educacional. Conclui-se que o ensino do português como língua de acolhimento representa não apenas uma política linguística, mas sobretudo, um compromisso ético e social com a dignidade humana e a construção de uma sociedade plural e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Padilha dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor (2015) em Direito com dupla titulação pela UNIVALI e a Università degli Studi di Perugia, Mestre (2011) em Filosofia na UFSC, especialista em Psicologia Social (2011) pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia, especialista em Direito Processual Civil (2007) e graduado em Direito (2006) pela UNIVALI. Visiting professor e visiting researcher da Università La Sapienza-Roma. Atualmente é coordenador e professor do Programa Stricto Sensu em Direito das Migrações Transnacionais, do Curso de Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais entre a Universidade do Vale do Itajaí e a Università degli Studi di Perugia. Também é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ) da UNIVALI. Coordena o Núcleo de Apoio ao Migrante, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello-ONU na UNIVALI e o módulo Jean Monnet na UNIVALI. É advogado e professor universitário. padilha@univali.br.

Referências

ACNUR. Cartilha para Refugiados no Brasil. Brasília: ACNUR, [2014].

AMADO, Rosane De Sá. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. In: Revista da SIPLE, Brasília, ano 4, n. 2, out. 2013.

BALZAN, Carina Fior Postingher. KANITZ, Andréia. Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: relato de uma experiência no IFRS - Campus Bento Gonçalves. LínguaTec, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, v. 5, n. 1, p. 273-284, jun. 2020.

BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; SILVA, João Fábio Sanches. Português como Língua de Acolhimento na Educação Básica: Unidade 3 - Português como língua de acolhimento (PLAc). [Brasília]: AVAMEC, 2025. Disponível em: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/15922/unidade/10777/acessar. Acesso em: 25 ago. 2025.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. Brasília: Brasiliense, 1982.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024a]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 ago. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm. Acesso em: 26 ago. 2025.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2025]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 26 ago. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [2024b]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 6 jul. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências. Brasília: Presidência da República, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9474.htm. Acesso em: 26 ago. 2025.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008.

GROSSO, Maria José dos Reis. Língua de acolhimento, língua de integração. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 61-77, 2010. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.886.

IMDH. Promovendo Inclusão e Integração: Cursos de Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados. Brasília, 24 nov. 2023. Disponível em: https://www.migrante.org.br/promovendo-inclusao-e-integracao-cursos-de-lingua-portuguesa-para-migrantes-e-refugiados/. Acessoe em: 27 ago. 2025.

INTERNATIONAL Organization for Migration. World Migration Report 2024. Geneva: IOM, 2024.

MATTOS, Margarete de; SOUZA, Elodir Lourenço de; MUNARINI, Camila. Escola é “Vida na Comunidade”: análise sobre fechamento de escolas do campo. Revista Grifos, Chapecó, v. 31, n. 55, p. 121–140, 2022. DOI: 10.22295/grifos.v31i55.5859. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/5859. Acesso em: 11 set. 2025.

MORIN, Edgar. La vía para el futuro de la humanidad. Buenos Aires: Paidós, 2011.

NEVES, Marcelo. Constitucionalização simbólica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

NIÑO, Carlos Santiago. Ética y derechos humanos: un ensayo de fundamentación. 2. ed. Buenos Aires: Astrea, 1989.

OLIVEIRA, Ana Maria R. de O. H. de. Processamento da informação num contexto migratório e de integração. In: GROSSO, Maria José dos Reis (dir.) Educação em Português e Migrações. Lisboa: Lidel, 2010.

QUEIROZ, Francisco Leandro Oliveira. Português como Língua de “Acolhimento”: Ressituando o Conceito. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 27, p.166-191, 2023. DOI: 10.12957/pr.2023.74157.

RAMOS, Roberta. Univali promove curso gratuito de língua portuguesa para migrantes e refugiados. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 4 abr. 2025. Disponível em: https://portal.univali.br/noticias/Paginas/univali-promove-curso-gratuito-de-lingua-portuguesa-para-migrantes-e-refugiados.aspx. Acesso em: 26 ago. 2025.

SANTOS, Rafael Padilha dos. Univali promove curso gratuito de língua portuguesa para migrantes e refugiados. Entrevistadora: Roberta Ramos. Itajaí: UNIVALI, 4 abr. 2025. Disponível em: https://portal.univali.br/noticias/Paginas/univali-promove-curso-gratuito-de-lingua-portuguesa-para-migrantes-e-refugiados.aspx. Acesso em: 26 ago. 2025.

TEIXEIRA, Anísio Spinola. Educação no Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1969.

VAL, Maria da Graça Costa; VIEIRA, Martha Lourenço. Língua, texto e interação: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

Simon, G. L., & Padilha dos Santos, R. (2025). PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA MIGRANTES E REFUGIADOS EM CONTEXTOS INSTITUCIONAIS. Revista Grifos, 35(63), 1–15. https://doi.org/10.22295/grifos.v35i63.8629