Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v13i27.1299Palavras-chave:
Memórias. Docência. Escola. Ensino de história.Resumo
Este artigo realiza a reflexão da relação universidade, conhecimentoe as Tecnologias da Informação e da Comunicação, situando-a no contexto das mudanças ocorridas nos diferentes tempos históricos. Também aborda a sua configuração na Revolução Industrial, em que o trabalho manual era uma categoria central, e na contemporaneidade, com a revolução da microeletrônica, quando o trabalho intelectual passa a ser centralidade. A Revolução Industrial trouxe a invenção de novos artefatos que conduziu ao avanço da imprensa e a luta pela universalização do conhecimento e da informação. A revolução da microeletrônica trouxe com a presença das tecnologias digitais a luta pela universalização e democratização das tecnologias e do conhecimento pela possibilidade de acesso as redes digitais por meio de políticas de infraestrutura e de educação e comunicação. A cultura se torna mercadoria e a relação conhecimento e produção se aprofunda trazendo para interior da universidade pública uma grande contradição: aquela referente à inserção subordinada no processo de produção em geral, como ocorre com qualquer trabalho, no capitalismo, e aquela ligada à função de mediação, pelo fato de se tratar de produção de sentido. A reflexão da função secular da universidade e do conhecimento em um mundo que nos desafia com o espectro da exclusão social são inadiáveis.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.