Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades

Autores

  • Joice Taise Martins Unochapecó
  • Larissa Gimenes de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v13i27.1304

Palavras-chave:

Ancestralidade. Educação Não-Formal. Umbanda

Resumo

O presente artigo trata do processo de ensino e de aprendizagem num momento de constituir-se professora por meio da prática pedagógica possibilitada via estágio supervisionado da 8ª fase do curso de Pedagogia  naUniversidade Federal de Santa Catarina. Apresentaremos primeiramente uma breve contextualização do trabalho realizado, posteriormente os conceitos necessários para entendermos que sujeitos são estes do processo de ensino e de aprendizagem, conceitos como: educação, ensino escola, criança e infância; em sequência, apresentaremos o trabalho desenvolvido para compreendermos os limites e as possibilidades que esta prática docente apresentou e sua relação com a própria aprendizagem no curso de Pedagogia. Os principais autores que nos guiam a pensar numa prática que seja humanizante e que contribua no desenvolvimento e aprendizagem dascrianças são, fundamentalmente, Bernard Charlot (2000) e Suely de Amaral Mello (2006). 

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Como Citar

MARTINS, J. T.; ARAÚJO, L. G. de. Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 167–196, 2013. DOI: 10.22196/rp.v13i27.1304. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS