Violência na escola e contra a escola: um estudo a partir das percepções de professores e diretores das escolas públicas do ensino fundamental da região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v13i27.1306Palavras-chave:
Identidade. Memória. Nacionalidade.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os principais resultados das questões sobre violência nas escolas públicas de ensino fundamental percebidas por professores e diretores das escolas por ocasião da Prova Brasil 2007. Os questionários foram respondidos por 55.462 profissionais da educação, sendo 47.306 professores (4as. e 8as. séries) e 8.156 diretores. Foram feitas 39 perguntas aos diretores e 27 aos professores. Os questionários respondidos contemplam inúmeras perguntas sobre violência no ambiente escolar e suas várias formas (atentado, furto, roubo, depredação, pichação, sujeira, consumo e tráfico de drogas). Neste artigo selecionamos aquelas questões cujas respostas indicavam situações de maior preocupação de professores e diretores. O desmembramento geográfico, administrativo e institucional dos dados permite capturar as diferenças mais acentuadas desta questão, assim como sugerir a direção em que a atenção pública deve ser diferenciada na forma das políticas de segurança escolar.Downloads
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