Violências e escola: práticas do cotidiano de uma escola pública estadual
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v13i27.1307Palavras-chave:
Discurso. Representações. Identidade.Resumo
Apresenta um estudo desenvolvido no curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) que procurou identificar práticas violentaspresentes no cotidiano de uma escola pública estadual na cidade de Chapecó, Santa Catarina. A estratégia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-intervenção, e os participantes do estudo foram atores da escola. O estudo integra dados qualitativos e quantitativos, utilizando osseguintes instrumentos de pesquisa: observação participante, grupos focais, entrevistas, análise de documentos, pesquisa hemerográfica e plicação de questionários. Entre os resultados, a pesquisa identificou que a prática violenta mais frequente era a agressão verbal entre alunos, seguida das agressões físicas e ameaças. Foram identificadas também tensões na relação professor-aluno, sobressaindo-se no discurso dos professores o sentimento de impotência. Foi constatada a presença de gangues e a participação de alunos nesses grupos. A pesquisa concebeu estas práticas como construções sociais, problematizando-as e possibilitando reflexões voltadas à produção de outros sentidos e práticas.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.