Ser ou fazer-se professor? Análise de uma experiência de formação continuada com professores de cursos técnicos
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v13i27.1312Resumo
O presente artigo faz uma reflexão sobre o papel da formação continuada para a atuação pedagógica de docentes com formação inicial fora das licenciaturas. A análise está embasada em uma experiência de formação continuada desenvolvida pelas autoras no ano de 2012, com professores que atuam em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia. As reflexões são embasadas em autores como Arroyo (1999, 2000), Freire (2006), Giesta (2005) e André (2005), entre outros. Ainda, discute-se a análise dos depoimentos dos participantes acerca da relevância da formação continuada para sua práxis pedagógica, como facilitadora do processoensino e aprendizagem. Focaliza a pertinência da formação continuada para docentes que nãotiveram a formação pedagógica em sua formação profissional e a contribuição dessa para o processo ensino e aprendizagem.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.