Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu

Autores

  • Nara Moreira Unochapecó
  • Gianna Andréia Ferreira Gobbi

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v13i27.1313

Palavras-chave:

território, territorialidade, fronteiras, regiões, cidades

Resumo

O presente artigo decorre da nossa experiência na implantação de um currículo integrado nos Cursos Técnicos de Informática e Eletrônica – modalidade integrada ao Ensino Médio – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Câmpus Paracatu. Esse artigo pretende também ampliar as discussões acerca das estratégias de integração entre ensino médio e ensino técnico, necessárias à inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a busca por um currículo que atenda às demandas do mundo do trabalho, bem como da formação omnilateral1 dos sujeitos. Diante da amplitude da experiência, verifica-se que há diferentes discursos sobre integração presentes nas atuais políticas e práticas curriculares. Esses diferentes enfoques são interpretados e apropriados e refletem comumente na reinterpretação dos discursos e das próprias práticas docentes.

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Como Citar

MOREIRA, N.; GOBBI, G. A. F. Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 359–378, 2013. DOI: 10.22196/rp.v13i27.1313. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

CAMINHOS ABERTOS