Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v13i27.1313Palavras-chave:
território, territorialidade, fronteiras, regiões, cidadesResumo
O presente artigo decorre da nossa experiência na implantação de um currículo integrado nos Cursos Técnicos de Informática e Eletrônica – modalidade integrada ao Ensino Médio – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Câmpus Paracatu. Esse artigo pretende também ampliar as discussões acerca das estratégias de integração entre ensino médio e ensino técnico, necessárias à inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a busca por um currículo que atenda às demandas do mundo do trabalho, bem como da formação omnilateral1 dos sujeitos. Diante da amplitude da experiência, verifica-se que há diferentes discursos sobre integração presentes nas atuais políticas e práticas curriculares. Esses diferentes enfoques são interpretados e apropriados e refletem comumente na reinterpretação dos discursos e das próprias práticas docentes.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.