Educação e trabalho: a orientação vocacional/profissional com jovens de escola pública

Autores

  • Fernando César Paulino Pereira Unochapecó
  • Ramon Arthur Jacinto da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v13i27.1315

Resumo

Este trabalho procura investigar os efeitos do trabalho em grupo e relatar o caminho percorrido por um projeto de extensão em Orientação Vocacional/Profissional (OVP) em uma escola específica da rede pública da cidade de Catalão, em conjunto com o curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. A perspectiva sócio-histórica da Psicologia Social foi adotada como base teórica, pois, para permitir uma melhor compreensão do fenômeno da escolha profissional, basicamente depõe nas relações sociais e da linguagem, construindo os alicerces na edificação do sujeito humano. Com o objetivo de inserir a OVP nas escolas, utilizando-se de técnicas de intervenção grupal, por meio da pesquisa-ação e o diário de campo, perceberam-se pontos positivos significativos que podem conceder à OVP status de contribuinte para as escolhas profissionais dos jovens de baixa renda. 

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Como Citar

PEREIRA, F. C. P.; SILVA, R. A. J. da. Educação e trabalho: a orientação vocacional/profissional com jovens de escola pública. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 417–444, 2013. DOI: 10.22196/rp.v13i27.1315. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1315. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

CAMINHOS ABERTOS