Educação de orientadoras e de jovens em conflito com a lei em um programa de medidas socioeducativas

Autores

  • Rubia Fernanda Quinelatto Caparrós
  • Elenice Maria Cammarosano Onofre UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1607

Palavras-chave:

Epistemologia. Administração. Base de dados SciELO Brasil.

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa do Mestrado em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, tendo como principal  objetivo identificar compreensões sobre os processos educativos de orientadoras de um Programa de Medidas Socioeducativas, no município de São Carlos/SP, com jovens autores(as) de ato infracional. A pesquisa de natureza qualitativa contou com a participação de seis orientadoras e
foram utilizados como procedimentos metodológicos entrevistas, registros em diários de campo e análise documental. Os dados coletados foram
organizados e deles emergiu, como um dos focos de análise, como se educam as orientadoras com os(as) jovens em conflito com a lei em um
Programa de Medidas Socioeducativas. A análise dos dados está embasada em autores latino-americanos como Freire, Fiori e Dussel, bem como em pesquisadores(as) do tema, que subsidiaram as reflexões desvelando e construindo caminhos em práticas sociais que ocorrem no interior de espaços de restrição de liberdade. Resultados da investigação evidenciam o educar e educar-se das orientadoras com os(as) jovens em conflito com a  lei, constituindo em referências para pesquisas na área e possibilidades de formação de profissionais que atuam em Programas de Medidas Socioeducativas.

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Publicado

2014-08-21

Como Citar

CAPARRÓS, R. F. Q.; ONOFRE, E. M. C. Educação de orientadoras e de jovens em conflito com a lei em um programa de medidas socioeducativas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 149–164, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1607. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1607. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê