Educação de orientadoras e de jovens em conflito com a lei em um programa de medidas socioeducativas
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1607Palavras-chave:
Epistemologia. Administração. Base de dados SciELO Brasil.Resumo
O presente artigo é resultado de pesquisa do Mestrado em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, tendo como principal objetivo identificar compreensões sobre os processos educativos de orientadoras de um Programa de Medidas Socioeducativas, no município de São Carlos/SP, com jovens autores(as) de ato infracional. A pesquisa de natureza qualitativa contou com a participação de seis orientadoras eforam utilizados como procedimentos metodológicos entrevistas, registros em diários de campo e análise documental. Os dados coletados foram
organizados e deles emergiu, como um dos focos de análise, como se educam as orientadoras com os(as) jovens em conflito com a lei em um
Programa de Medidas Socioeducativas. A análise dos dados está embasada em autores latino-americanos como Freire, Fiori e Dussel, bem como em pesquisadores(as) do tema, que subsidiaram as reflexões desvelando e construindo caminhos em práticas sociais que ocorrem no interior de espaços de restrição de liberdade. Resultados da investigação evidenciam o educar e educar-se das orientadoras com os(as) jovens em conflito com a lei, constituindo em referências para pesquisas na área e possibilidades de formação de profissionais que atuam em Programas de Medidas Socioeducativas.
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