Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia

Autores

  • Fernando Linhares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Silvania Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1608

Palavras-chave:

Strategic decisions, actions, outcomes, hospitals, complex organizations.

Resumo

O presente artigo é derivado da síntese de uma dissertação de mestrado, na qual discutimos a relação que existe entre os conceitos de educação formal, não-formal e informal com os conceitos de ensino, divulgação e popularização em um contexto de educação em Astronomia. Investigamos objetivos de um grupo de professores que realizam visitas escolares regulares a um observatório astronômico identificados pelo perfil traçado por meio de registro de cerca de 27 mil fichas de visitantes. Desta maneira, foi possível entender como ambientes, considerados de educação não-formal, são utilizados por professores, e assim verificar a validade da classificação dos contextos educacionais e dos espaços educacionais, de acordo com os processos educativos que ocorrem nestes locais.

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Biografia do Autor

Fernando Linhares, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela UFMG, graduado em Física pela UFMG.

Silvania Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. 

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Publicado

2014-08-20

Como Citar

LINHARES, F.; NASCIMENTO, S. Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 129–148, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1608. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê