Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1800Palavras-chave:
Psicologia e pedagogia. Freire e Vigotski. Desenvolvimento humano e educação.Resumo
Este artigo levanta uma discussão sobre a atuação do psicólogo social em instituições que recebem crianças e adolescentes em situação de exclusão social na cidade de Catalão-Goiás. As intervenções foram realizadas durante o ano de 2012 na ONG Educare e no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA). Na ONG, a intervenção teve como foco conhecer o cotidiano das crianças assistidas e promover ações educativas que pudessem, de alguma forma intervir na realidade delas. As intervenções feitas no CCPA tiveram como foco a Orientação Vocacional Profissional, para isso foi criado um grupo com os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho. As técnicas usadas nas intervenções foram brincadeiras de roda, atividades lúdicas, recursos audiovisuais, produções de textos e rodas de conversa – tudo numa perspectiva de intervenção Sócio-Histórica em Processos Grupais. Todos os dados foram recolhidos e escritos em Diário de Campo e todas as ações foram analisadas a partir da Psicologia Social, com base na produção de Lane (2004) e Reboredo (1995), que entendem o grupo como processo e identificam o movimento do grupo através das Categorias Sartreanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.