Círculos de estudos, esporte, lazer e artes com a juventude em áreas de reforma agrária: a experiência com os jovens do Recôncavo da Bahia e a elevação do pensamento teórico

Autores/as

  • Celi Nelza Zulke Taffarel UFBA
  • Clara Lima de Oliveira UFBA
  • Erica Cordeiro Cruz Sousa UFBA
  • Jailton de Jesus Santos MST
  • Márcia Morschbacher UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1854

Palabras clave:

Gênero, crédito e acesso desigual.

Resumen

Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido nos Círculos de Estudos, Esporte, Lazer e Artes com os jovens do campo, para formar militantes culturais, elevando o seu pensamento teórico, em áreas de Reforma Agrária, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região do Recôncavo Baiano em Santo Amaro/Bahia. Organiza-se em: a) apresentação da problemática geral do modo de produção da vida no campo e da juventude, em especial nas áreas de reforma agrária; b) relato da experiência com os Círculos e os resultados do estudo do “Programa da Revolução”, a partir das categorias Modo de Produção, Forças Produtivas e Revolução. Concluímos ressaltando a relevância da formação da juventude do campo, enquanto militantes culturais, organicamente inseridos na luta pela reforma agrária e cientes de seu papel revolucionário, o que exige consistente formação teórica, elevação da consciência de classe, formação política e inserção autodeterminada nos organismos de luta da classe trabalhadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celi Nelza Zulke Taffarel, UFBA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Esporte e Lazer (LEPEL/FACED/UFBA). 

Clara Lima de Oliveira, UFBA

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. 

Erica Cordeiro Cruz Sousa, UFBA

Licenciada em Educação Física pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Membro e Auxiliar Técnica CNPq do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. 

Jailton de Jesus Santos, MST

Militante do MST Recôncavo da Bahia.

Márcia Morschbacher, UFBA

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutoranda em Educação no PPGE/FACED/UFBA. Membro do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. Bolsista da Capes – Proc. nº BEX 12885/13-4. 

Publicado

2014-08-20

Cómo citar

TAFFAREL, C. N. Z.; OLIVEIRA, C. L. de; SOUSA, E. C. C.; SANTOS, J. de J.; MORSCHBACHER, M. Círculos de estudos, esporte, lazer e artes com a juventude em áreas de reforma agrária: a experiência com os jovens do Recôncavo da Bahia e a elevação do pensamento teórico. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 45–58, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1854. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1854. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Apresentação do Dossiê