Imagens oferecidas ao olhar:a apropriação como objeto de investigação
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1857Palavras-chave:
Discursos de Sustentabilidade, Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, Lógicas de equivalência e diferença, Análise de Discurso.Resumo
Esse artigo resulta de pesquisa sobre apropriação de imagens no cotidiano escolar, realizada entre os anos 2011 e 2013. Ancorado nos pressupostos da História Cultural o estudo teve como referências as construções teóricas de Chartier, relacionadas ao conceito de apropriação, e de Certeau, referentes às estratégias e às táticas de apropriação. A investigação focalizou a forma como estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul se apropriam de imagens que circulam no interior da sala de aula tendo livros didáticos de História como objetos que lhes servem de suporte, valendo-se dos princípios da História Oral e da Análise Textual Discursiva como método para a construção e análise dos dados. O texto procura empreender reflexões sobre o cotidiano das práticas com imagens, apresentar as interpretações produzidas em relação às imagens apropriadas à luz dos conceitos dos autores que sustentaram a investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.