Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente

Autores

  • Eliane Gomes-da-Silva Instituto Superior de Educação Origenes Lessa (FACOL)
  • Celeida Paredes Francisco Instituto Superior de Educação Origenes Lessa
  • Rodrigo Cordeiro Camilo Instituto Superior de Educação origenes Lessa e Secretaria de Educação do Estado de São paulo

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1863

Palavras-chave:

pesquisa de campo, convivência itinerante, dialogicidade.

Resumo

RESUMO

É recorrente, na literatura especializada em formação de professores, seja ela inicial ou continuada, a ideia de que é preciso formar docentes críticos e reflexivos, capazes de perceber, interpretar/analisar e modificar continuamente sua prática. A intenção de se formar professores-investigadores, solicita de um curso de Licenciatura uma mobilização curricular que permita a integração de aspectos frequentemente observados de maneira dissociada, como é o caso da relação entre teoria e prática, âmbito de produção do conhecimento (as universidades) e o âmbito prático educativo (as escolas) e entre ensino e pesquisa. Nesse sentido, o objetivo deste texto é apresentar e fundamentar o trabalho que temos desenvolvido na coordenação e docência de um curso de Pedagogia, ou seja, na sua mobilização curricular, de modo a oferecer espaço educativo para que futuros docentes possam, no decorrer mesmo da licenciatura, experimentar, no concreto, ações pedagógicas que já contam com a participação efetiva de crianças também concretas e singulares. A metodologia utilizada foi a participativa que envolve ação-reflexão-ação. Concluímos que só pode ser um professor investigador aquele que sempre (re)aprende a dividir com as crianças, reais e singulares, a responsabilidade de uma construção pedagógica. Quando nos dispomos, na formação inicial, a relacionamentos com crianças que, na verdade, são as mesmas que frequentam as escolas da qual tanto falamos no meio acadêmico, conseguimos “mapear” seus conhecimentos, habilidades, preferências, medos etc., e, assim, revisar nossos e propostas didáticas, assumindo-as, verdadeiramente, como parceiras de nosso trabalho.

Biografia do Autor

Eliane Gomes-da-Silva, Instituto Superior de Educação Origenes Lessa (FACOL)

É licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (área: Teoria e Prática Pedagógica), e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (área: Didática, Teorias do Ensino e Práticas Escolares).Tem experiência na área de Educação Física escolar e Pedagogia , com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, metodologia de ensino, linguagem, comunicação, expressão corporal e atividades rítmicas. Atua nos cursos de Educação Física e Pedagogia nas Faculdades Orígenes Lessa, nas disciplinas "Didática", "Educação Física para Crianças", "Metodologia da Educação Infantil", "Conteúdos e Metodologia da Educação Física" e "Música e Movimento". É autora do livro "Educação (física) infantil: a experiência do se-movimentar" (Ed. Unijuí).

Celeida Paredes Francisco, Instituto Superior de Educação Origenes Lessa

Formada em Pedagogia pela Universidade Sagrado Coração (USC-Bauru) Especialista em Formação de Professores. Docente do Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa.                                                                                    

Rodrigo Cordeiro Camilo, Instituto Superior de Educação origenes Lessa e Secretaria de Educação do Estado de São paulo

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru), Mestre Em Educação Pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Presidente Prudente). Docente do Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa (ISEOL). Prefessor da Rede Estadual do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-08-21

Como Citar

GOMES-DA-SILVA, E.; FRANCISCO, C. P.; CAMILO, R. C. Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 417–428, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1863. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1863. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

CAMINHOS ABERTOS