Violência e Educação: impactos e tendências

Autores

  • Maria Cecília de Souza Minayo Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.2338

Palavras-chave:

tecnologia, cultura material, sociedade.

Resumo

Neste ensaio, busca-se definir e problematizar as relações entre violência e educação.  A violência é aqui tratada como uma questão histórica e cultural e que se expressa na subjetividade. O texto ressalta suas expressões mais comuns e de longa duração e outras que acompanham a evolução na sociedade nas suas manifestações e quanto a sua relevância. Embora o texto ressalte a complexidade do tema que não pode ser atribuído a apenas um fator, aprofunda a sua relação com a educação, como meio de superação e prevenção. Mas também como espaço de aculturação, responsável pelo aprofundamento da violência. O artigo ressalta como conclusão, a necessidade dos investimentos em educação como um caminho para superar desigualdades de oportunidades e direito de cidadania, exatamente o antídoto da violência.

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Publicado

2014-08-21

Como Citar

MINAYO, M. C. de S. Violência e Educação: impactos e tendências. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 249–264, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.2338. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2338. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS