Violência e Educação: impactos e tendências
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.2338Palavras-chave:
tecnologia, cultura material, sociedade.Resumo
Neste ensaio, busca-se definir e problematizar as relações entre violência e educação. A violência é aqui tratada como uma questão histórica e cultural e que se expressa na subjetividade. O texto ressalta suas expressões mais comuns e de longa duração e outras que acompanham a evolução na sociedade nas suas manifestações e quanto a sua relevância. Embora o texto ressalte a complexidade do tema que não pode ser atribuído a apenas um fator, aprofunda a sua relação com a educação, como meio de superação e prevenção. Mas também como espaço de aculturação, responsável pelo aprofundamento da violência. O artigo ressalta como conclusão, a necessidade dos investimentos em educação como um caminho para superar desigualdades de oportunidades e direito de cidadania, exatamente o antídoto da violência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.