A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica

Autores

  • Silvio Sánchez Gamboa Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.2339

Palavras-chave:

Florianópolis, memória, acervos pessoais.

Resumo

A pesquisa científica é uma importante geradora de estratégias de inovação. A pesquisa permite assegurar conhecimentos sobre as práticas educativas e os problemas da educação, que na forma de diagnósticos, potencializam processos de intervenção, inovação e transformação.  Particularmente, perante os desafios da formação continuada, a pesquisa desempenha um papel fundamental na compreensão da prática profissional e do seu aprimoramento. A pesquisa também potencializa a atuação inovadora quando se utiliza como ferramenta confiável para conhecer os problemas da educação nas suas diversas dimensões e níveis, particularmente, na educação básica, onde a prática da pesquisa é menos presente. As pesquisas podem ser diferenciadas de acordo com as mudanças propostas. As pesquisas revelam sua capacidade inovadora quando se sustentam em teorias de conhecimento (gnosiologias) e visões de mundo (ontologias) que expressam os interesses críticos com relação à prática e aos problemas da educação.

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Publicado

2014-08-21

Como Citar

GAMBOA, S. S. A pesquisa como estratégia de inovação educativa: a formação continuada e os problemas da Educação Básica. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 265–280, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.2339. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2339. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS