Do individual ao coletivo: possibilidades do movimento da pesquisa dos pesquisadores da região sul
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v17i36.3145Palavras-chave:
Pitú. Identidade. Marcas. Comunidade de marcas. Netnografia da comunicação.Resumo
O artigo focaliza o movimento da pesquisa e dos pesquisadores da região sul com o propósito de discutir as possíveis relações entre pesquisa e pesquisadores e a área da educação. Para isso realiza mapeamento dos pesquisadores e seus objetos de pesquisa tomando por referência os pesquisadores bolsistas produtividade.. Na discussão destaca possibilidades e demandas da pesquisa em educação considerando as investigações feitas individualmente e suas possíveis relações com coletivo. Ancora-se na literatura sobre estudos biográficos e o contributo social da pesquisa. Destaca como possibilidades da pesquisa e dos pesquisadores: (i) a formação de pesquisadores e de professores; (ii) a produção da ciência na área da educação; (ii) inserção da pesquisa na constituição da categoria docente; pela participação ativa dos pesquisadores em sociedades acadêmicas e de pesquisa. (iv) intervenção nas políticas públicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.