Ari Jantsch: trajetória de um pequeno (ainda) agricultor à professor universitário e reflexões para a educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v17i36.3149Resumo
A finalidade deste texto é apresentar uma sistematização biográfica de Ari Paulo Janstch (in memorian), professor da UFSC no período de 1991 a 2010, atuando na área de filosofia da educação na graduação, bem como na linha de pesquisa Trabalho e Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da instituição, entre outras atividades. Um levantamento das produções deu início à pesquisa bibliográfica, complementada com a realização de cinco entrevistas, buscando amplitude de situações nas inter-relações pessoais e profissionais. Com a limitação de tempo e espaço para a escrita, também critério definidor, constituiu-se um grupo de cinco depoentes, entre orientador, orientado, professores da UFSC e aluna na pós-graduação. A síntese evidencia conceitos que caracterizam sua vida e produção intelectual: conhecimento e interdisciplinaridade. Para concluir, a partir do escopo da minha atuação no ensino, pesquisa e extensão, sistematizo uma breve reflexão sobre as contribuições do pensamento de Ari para o debate teórico-prático da Educação do Campo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.