Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares

Autores

  • Nadir Zago Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v17i36.3157

Palavras-chave:

Redes Associativas, Cooperação, Estratégia, Oportunidade.

Resumo

Neste dossiê da Revista Pedagógica, que contempla trajetórias acadêmica de docentes, experiências e produção do conhecimento na região sul, procurei situar como os temas e as orientações teórico-metodológicos das pesquisas definiram uma linha de investigação sociológica sobre “relações entre escolarização e grupos sociais”, tendo como pano de fundo a temática das desigualdades sociais e escolares, central na sociologia da educação, associada às relações escola-família, os processos e as trajetórias de escolarização em famílias de baixa renda e capital cultural, em contextos rurais e urbanos. O texto apresenta uma síntese das principais pesquisas realizadas e sua relação com as tendências da produção no campo da sociologia da educação.

Downloads

Downloads

Publicado

2016-04-16

Como Citar

ZAGO, N. Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 17, n. 36, p. 190–206, 2016. DOI: 10.22196/rp.v17i36.3157. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3157. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS