O gênero notícia: diagnóstico e intervenção

Autores

  • Silvia Regina Emiliano Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v10i21.317

Palavras-chave:

, Políticas patrimoniais, memória coletiva, tradição, pomeranos, São Lourenço do Sul.

Resumo

Este artigo parte de uma pesquisa diagnóstica realizada na Universidade Estadual de Maringá, nos anos de 2004/2006 e apresenta como tema o ensino de gramática no curso de Letras/UEM e seus reflexos na prática pedagógica dos professorandos. Nosso objeto de investigação é o curso de Letras. A pesquisa subsidia-se na perspectiva sócio-histórica de linguagem e revela-se qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada. A partir deste diagnóstico, temos como objetivo apresentar uma proposta de intervenção para o ensino-aprendizagem do gênero notícia, trabalhado em sala de aula por dois sujeitos da pesquisa. Assim, a proposta surge a partir de observação e relato de cinco aulas ministradas por duas professorandas, numa sétima série do ensino fundamental, quando estas realizaram a regência. Ancorados na abordagem bakhtiniana dos gêneros
dircursivos, indicamos caminhos, para o estudo do gênero notícia, em uma seqüência didática. Este trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq – www.escrita.uem.br) e ao projeto de pesquisa “A escrita e o professor: interações no ensino e aprendizagem de línguas”.

Palavras-chave: curso de Letras; diagnóstico; intervenção; gênero notícia.

Downloads

Como Citar

EMILIANO, S. R. O gênero notícia: diagnóstico e intervenção. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 73–98, 2009. DOI: 10.22196/rp.v10i21.317. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/317. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS