Educação formal de Ciências: prioridade para o cientista ou para o cidadão?

Autores

  • Nuno Miguel Vieira Universidade Lusófona de Umanidaes e Tecnologoas

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.364

Resumo

Este artigo apresenta uma perspectiva histórica do ensino de ciência, desde os finais do séc. XIX até à actualidade. Consideramos que os anos de 1950 e 1983 representam alterações marcantes neste domínio. Em 1950, deixou de se ensinar ciência para formar cidadãos com uma postura crítica face à relação entre ciência e sociedade, passando a privilegiar-se os conteúdos, a dar-se ênfase ao rigor e ao método científico. Mil novecentos e oitenta e três, foi o ano em que se voltou a relevar a relação entre ciência e sociedade, incluindo a tecnologia. Actualmente, pretende-se formar cidadãos informados, capazes de participar em debates científicos, atentos às causas e às consequências inerentes ao conhecimento, bem como à sua aplicação no quotidiano. Na segunda parte deste artigo equacionam-se as finalidades para o futuro do ensino de ciência. Deve-se minimizar a importância de testes e classificações internacionais. Tomam-se decisões políticas para melhorar a classificação, destroem-se os pilares essenciais para a construção de uma sociedade cientificamente literata, e descura-se a especificidade de cada comunidade, não se dando atenção aos interesses dos alunos e dos professores, o que poderá conduzir a uma inibição da criatividade e inovação nas actividades escolares.

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Publicado

2014-08-21

Como Citar

VIEIRA, N. M. Educação formal de Ciências: prioridade para o cientista ou para o cidadão?. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 183–194, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.364. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/364. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê