Alteridade ética e desafios pedagógicos

Autores

  • Antonio Sidekum Professor emérito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3836

Palavras-chave:

Imprensa, Messianismo, Política

Resumo

O presente texto Alteridade Ética e Desafios Pedagógicos  centraliza-se no principal problema da sociedade contemporânea, apresentando a violência que predomina nos países da América Latina. O texto traz as reflexões do Prof. Dr. José María Tojeira, da Universidade Centro-americana, San Salvador, El Salvador. Mostra o fenômeno da violência e quais seriam possíveis estratégias para superar este mal. A violência social e principalmente das violências é a ausência de programas éticos dos políticos; por isso, predomina a corrupção institucionalizada pela fragilidade do desempenho da justiça em nossos países.

Biografia do Autor

Antonio Sidekum, Professor emérito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Dr. Phil. pela Universidade de Bremen, na Alemanha; pós-doutorado pela Universidade de Leipzig, na Alemanha, e pela The Catholic University of America, em Washington/USA. Professor emérito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor visitante e pesquisador na Universidad Centroamericana (UCA) – de San Salvador, El Salvador e da Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda/RJ. Membro do Projeto de Pesquisa: Violação dos Direitos Humanos na ditadura militar no Sul Fluminense/ RJ. Membro do Grupo de Pesquisa: Memória, Subjetividade e Subjetivação no Pensamento Contemporâneo, CNPq, do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

SIDEKUM, A. Alteridade ética e desafios pedagógicos. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 53–62, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i41.3836. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3836. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS