Formação de educadores: identificando superar os obstáculos à produção de linguagem escrita

Autores

  • Antônio Campagnolo Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v3i7.3896

Resumo

O texto é resultado de pesquisa que busca compreender as dificul­dades de manifestação em linguagem escrita da parte de um grupo de acadê­micos do curso de Letras. Além da pesquisa empírica, são retomados estudos e reflexões feitas por diversos autores a respeito desta problemática na for­mação de professores. Objetivamos também refletir sobre a importância de, na graduação, o acadêmico estar suficientemente apto para manifestar-se em linguagem escrita. Porém, constatamos em nossa pesquisa, que o acadêmico apresenta resistência sempre que solicitado a sistematizar suas idéias atra­vés de textos escritos. Isso evidencia a existência de obstáculos epistemológicos e pedagógicos que, conforme teorização de Gaston Bachelard, foram internalizados durante o processo de escolarização formal, os quais inibem o processo da escrita. Assim, percebe-se a necessidade de novas reflexões e estratégias a fim de que os acadêmicos escrevam com mais autonomia, desafio este que recai, particularmente, sobre os professores que atuam na formação de outros professores.

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Biografia do Autor

Antônio Campagnolo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó -UNOCHAPECÓ. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Educação da UFSC - Convênio UFSC/FUNCITEC/CAPES

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em História e Filosofia da Educação, Professor do Centro de Ciências da Educa­ção da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

CAMPAGNOLO, A.; BIANCHETTI, L. Formação de educadores: identificando superar os obstáculos à produção de linguagem escrita. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 105–120, 2017. DOI: 10.22196/rp.v3i7.3896. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3896. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS