Formação de educadores: identificando superar os obstáculos à produção de linguagem escrita

Autores

  • Antônio Campagnolo Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v3i7.3896

Resumo

O texto é resultado de pesquisa que busca compreender as dificul­dades de manifestação em linguagem escrita da parte de um grupo de acadê­micos do curso de Letras. Além da pesquisa empírica, são retomados estudos e reflexões feitas por diversos autores a respeito desta problemática na for­mação de professores. Objetivamos também refletir sobre a importância de, na graduação, o acadêmico estar suficientemente apto para manifestar-se em linguagem escrita. Porém, constatamos em nossa pesquisa, que o acadêmico apresenta resistência sempre que solicitado a sistematizar suas idéias atra­vés de textos escritos. Isso evidencia a existência de obstáculos epistemológicos e pedagógicos que, conforme teorização de Gaston Bachelard, foram internalizados durante o processo de escolarização formal, os quais inibem o processo da escrita. Assim, percebe-se a necessidade de novas reflexões e estratégias a fim de que os acadêmicos escrevam com mais autonomia, desafio este que recai, particularmente, sobre os professores que atuam na formação de outros professores.

Biografia do Autor

Antônio Campagnolo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó -UNOCHAPECÓ. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Educação da UFSC - Convênio UFSC/FUNCITEC/CAPES

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em História e Filosofia da Educação, Professor do Centro de Ciências da Educa­ção da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

CAMPAGNOLO, A.; BIANCHETTI, L. Formação de educadores: identificando superar os obstáculos à produção de linguagem escrita. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 105–120, 2017. DOI: 10.22196/rp.v3i7.3896. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3896. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS