Educação patrimonial no contexto da pedagogia histórico-crítica: concepções epistemológicas

Autores

  • Diego Geovan dos Reis UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO
  • Poliana Fabíula Cardozo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO
  • Viviane Cristina Princival UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4138

Palavras-chave:

teoria, prática, didática escolar.

Resumo

Este estudo analisa separadamente os embasamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Educação Patrimonial para então correlacioná-los e expor como a metodologia da Educação Patrimonial pode ser compreendida e aplicada no contexto histórico-crítico. A metodologia utilizada é dialética-materialista tendo como princípio ontológico a análise epistemológica das metodologias aplicadas. Assim, uma vez analisados, os conceitos são expostos à luz da realidade material do status quo da prática educacional atual. Os resultados alcançados trazem evidência à conclusão de que não há prática de Educação Patrimonial na educação formal, nem mesmo proposições para tal. Conclui-se também que a Educação Patrimonial pode ser inserida no contexto histórico-crítico sem contraposições à sua metodologia, contribuindo para a concepção crítica de identidade cultural. 

Biografia do Autor

Diego Geovan dos Reis, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

Graduado em Turismo pela UNICENTRO. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Internacional. Mestre em Educação pela UNICENTRO. 

Poliana Fabíula Cardozo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

Professora adjunto do curso de Bacharelado em Turismo da UNICENTRO. Graduada em Turismo pela  UNIOESTE. Mestre em Turismo pela  UCS. Doutora em Geografia pela UFPR

Viviane Cristina Princival, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Graduada em Arte Educação pela UNICENTRO. Mestre em Educação pela UNICENTRO.

Referências

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Publicado

2019-06-12

Como Citar

DOS REIS, D. G.; CARDOZO, P. F.; PRINCIVAL, V. C. Educação patrimonial no contexto da pedagogia histórico-crítica: concepções epistemológicas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 210–227, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4138. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4138. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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Artigos Demanda Contínua