Alguns pressupostos históricos da infância no Brasil

Autores

  • Dileno Dustan Lucas de Souza FACED-UFRGS/TRAMSE

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v6i12.4197

Palavras-chave:

Depressão infantil, Contexto Escolar, Educador

Resumo

O propósito deste texto é fazer uma análise da situação em que se encontram crianças e adolescentes de ambos os sexos no Brasil. Tema de importância fundamental e incontestável que merece maior aprofundamento no meio acadêmico, no aspecto de sua compreensão teórica, bem como para sua intervenção mais qualificada para que possa ecoar com mais intensidade na sociedade. Por outro lado, percebe-se que a situação não é nova, persistindo por décadas sem que haja uma ação consistente do Estado para sua superação. Assim, o caso dessas crianças e adolescentes constitui-se exemplo do tratamento dado pelo poder aos serviços de saúde, educação, moradia, ou seja, prioridades asseguradas na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Biografia do Autor

Dileno Dustan Lucas de Souza, FACED-UFRGS/TRAMSE

Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Educação e Doutorando da FACED-UFRGS/
TRAMSE.

Downloads

Publicado

2018-02-10

Como Citar

SOUZA, D. D. L. de. Alguns pressupostos históricos da infância no Brasil. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 93–104, 2018. DOI: 10.22196/rp.v6i12.4197. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4197. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS