Da fala ao tema gerador o humano concreto na pedagogia da libertação

Autores

  • Solange Maria Alves Poli Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v7i14.4210

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir para a reflexão em torno dos desafios que se colocam para a práxis pedagógica, orientada sob os princípios da pedagogia da libertação e sob a concepção histórico-cultural de desenvolvimento humano. Tal reflexão é empreendida a partir de pesquisa realizada na rede municipal de ensino de Chapecó (SC), acerca do processo metodológico de coleta de falas e a transformação do conteúdo inerente a elas, em processo pedagógico de sala de aula. Entre outras questões, a reflexão contida neste artigo permite vislumbrar aproximações importantes entre as proposições pedagógicas de Paulo Freire e a psicologia histórico-cultural, na medida em que ambas se orientam pela concepção de ser humano como sujeito ativo, forjado nas e pelas relações sociais, através das quais se apropria da cultura, dos valores e formas de comportamento socialmente construídas e objetiva-se enquanto gênero humano. Nesta direção, observam-se também novas possibilidades de reflexão acerca do papel mediador docente no processo de construção do conhecimento e, de acordo com a psicologia histórico-cultural, a tarefa de viabilizar processos pedagógicos de apropriação de formas superiores de pensamento ou funções psicológicas tipicamente humanas, o que coloca a práxis pedagógica como espaço privilegiado de humanização.

Biografia do Autor

Solange Maria Alves Poli, Unochapecó

Professora do Centro de Ciências da Educação da UNOCHAPECÓ, consultora educacional da rede estadual de ensino, mestre em educação pela UNICAMP/UNICENTRO e doutoranda em educação pela Faculdade de Educação da USP- Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-02-11

Como Citar

POLI, S. M. A. Da fala ao tema gerador o humano concreto na pedagogia da libertação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 7–26, 2018. DOI: 10.22196/rp.v7i14.4210. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4210. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS