Da fala ao tema gerador o humano concreto na pedagogia da libertação

Autores/as

  • Solange Maria Alves Poli Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v7i14.4210

Resumen

O presente artigo tem por objetivo contribuir para a reflexão em torno dos desafios que se colocam para a práxis pedagógica, orientada sob os princípios da pedagogia da libertação e sob a concepção histórico-cultural de desenvolvimento humano. Tal reflexão é empreendida a partir de pesquisa realizada na rede municipal de ensino de Chapecó (SC), acerca do processo metodológico de coleta de falas e a transformação do conteúdo inerente a elas, em processo pedagógico de sala de aula. Entre outras questões, a reflexão contida neste artigo permite vislumbrar aproximações importantes entre as proposições pedagógicas de Paulo Freire e a psicologia histórico-cultural, na medida em que ambas se orientam pela concepção de ser humano como sujeito ativo, forjado nas e pelas relações sociais, através das quais se apropria da cultura, dos valores e formas de comportamento socialmente construídas e objetiva-se enquanto gênero humano. Nesta direção, observam-se também novas possibilidades de reflexão acerca do papel mediador docente no processo de construção do conhecimento e, de acordo com a psicologia histórico-cultural, a tarefa de viabilizar processos pedagógicos de apropriação de formas superiores de pensamento ou funções psicológicas tipicamente humanas, o que coloca a práxis pedagógica como espaço privilegiado de humanização.

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Biografía del autor/a

Solange Maria Alves Poli, Unochapecó

Professora do Centro de Ciências da Educação da UNOCHAPECÓ, consultora educacional da rede estadual de ensino, mestre em educação pela UNICAMP/UNICENTRO e doutoranda em educação pela Faculdade de Educação da USP- Universidade de São Paulo.

Publicado

2018-02-11

Cómo citar

POLI, S. M. A. Da fala ao tema gerador o humano concreto na pedagogia da libertação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 7–26, 2018. DOI: 10.22196/rp.v7i14.4210. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4210. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS