IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4316Palavras-chave:
PRONATEC, Educação Tecnológica e Profissional, Políticas Públicas para EducaçãoResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorreu a implantação dos cursos técnicos através do PRONATEC nas escolas da rede pública de ensino da regional da cidade mineira Pará de Minas e descobrir o legado que esse programa deixou após o seu encerramento. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, com uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram problemas na implantação do programa, tais como: exclusão dos alunos da rede particular de ensino e de quem já tinha o ensino médio; as verbas enviadas não puderam ser usadas na infraestrutura das escolas e os currículos chegaram prontos sem análise da necessidade de mercado. Porém, os alunos que terminaram o PRONATEC conseguiram um emprego e, o legado principal foi uma mudança no comportamento dos professores, tanto no uso de novas metodologias em sala de aula, quanto nas abordagens sobre o papel da educação como forma de promover a cidadania e melhorar as perspectivas dos jovens no mercado de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.