Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4535Palavras-chave:
Educação à distância. Curso Técnico. InstitucionalizaçãoResumo
O artigo trata da relação entre dois usos conceituais no contexto da educação não escolar: a Educação Popular e a educação social. A análise parte do referencial de Paulo Freire e da interlocução com um material empírico, advindo de dois cursos de formação de educadores sociais. Avaliamos que para além de uma disputa de conceitos e de projetos educacionais, há compreensões contraditórias em relação ao uso de Paulo Freire na afirmação da educação social como fundamento da prática educativa de educadores sociais. Em nossas análises, baseadas no referencial da pedagogia crítica, na pesquisa bibliográfica e de campo, esses conceitos não são complementares, ao contrário estão em disputa por afirmação e reconhecimento de uma nova área da educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.