Planejamento e prática pedagógica: um estudo entre docentes da rede pública municipal de Arara-PB

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4570

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do planejamento e sua relevância como instrumento para a prática docente. O objetivo foi entender como a organização do planejamento contribui para que a ação educativa se materialize. A investigação aconteceu na cidade de Arara – PB - em cinco escolas públicas. Os sujeitos envolvidos foram trinta e cinco professoras que compõem o quadro de docentes das instituições pesquisadas, que lecionam na educação infantil e anos iniciais, além de quatro coordenadoras pedagógicas. A abordagem da pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionários e, depois de coletados e analisados, foi possível constatar que o planejamento direciona o sistema educacional e o trabalho no âmbito escolar; apresenta forte influência da ação pedagógica dos investigados e deve ser compreendido como uma ação inerente à instituição de ensino e ao trabalho do professor.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

Planejamento e prática pedagógica: um estudo entre docentes da rede pública municipal de Arara-PB. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–24, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4570. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4570. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua