Planejamento e prática pedagógica: um estudo entre docentes da rede pública municipal de Arara-PB

Autores

  • Ana Cláudia Silva Rodrigues Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Departamento de Fundamentação da Educação http://orcid.org/0000-0001-6621-1861
  • Andreia Oliveira Santos da Costa

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4570

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do planejamento e sua relevância como instrumento para a prática docente. O objetivo foi entender como a organização do planejamento contribui para que a ação educativa se materialize. A investigação aconteceu na cidade de Arara – PB - em cinco escolas públicas. Os sujeitos envolvidos foram trinta e cinco professoras que compõem o quadro de docentes das instituições pesquisadas, que lecionam na educação infantil e anos iniciais, além de quatro coordenadoras pedagógicas. A abordagem da pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionários e, depois de coletados e analisados, foi possível constatar que o planejamento direciona o sistema educacional e o trabalho no âmbito escolar; apresenta forte influência da ação pedagógica dos investigados e deve ser compreendido como uma ação inerente à instituição de ensino e ao trabalho do professor.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Departamento de Fundamentação da Educação

Pedagoga com mestrado e doutorado em Educação peloPPGE/UFPB

Publicado

2020-05-19

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua