O panorama das produções científicas sobre as contribuições das ocupações estudantis à gestão universitária democrática
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4585Palavras-chave:
Planejamento Urbano, Participação popular, Plano Diretor de Chapecó.Resumo
Neste trabalho aborda-se uma pesquisa bibliográfica, cuja totalidade retrata o estado do conhecimento de produções científicas sobre o movimento estudantil através das ocupações e sua relação com a gestão universitária democrática. Para isso, recorreu-se às produções publicadas no período de 2014 a 2018 em fontes como: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd Nacional); Catálogo de Teses e Dissertações, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Dessa forma, este trabalho compreende a abordagem metodológica qualitativa. Em direção contrária ao modelo de gestão universitária predominante, vislumbra-se a instituição de novas formas de gestão mais horizontais e democráticas pelo movimento das ocupações estudantis universitárias, sejam em seus discursos ou em suas práticas como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.