O panorama das produções científicas sobre as contribuições das ocupações estudantis à gestão universitária democrática

Autores

  • Valeska Maria Fortes de Oliveira
  • Bianka de Abreu Severo
  • Maristela Silveira Pujol

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4585

Palavras-chave:

Planejamento Urbano, Participação popular, Plano Diretor de Chapecó.

Resumo

Neste trabalho aborda-se uma pesquisa bibliográfica, cuja totalidade retrata o estado do conhecimento de produções científicas sobre o movimento estudantil através das ocupações e sua relação com a gestão universitária democrática. Para isso, recorreu-se às produções publicadas no período de 2014 a 2018 em fontes como: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd Nacional); Catálogo de Teses e Dissertações, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Dessa forma, este trabalho compreende a abordagem metodológica qualitativa. Em direção contrária ao modelo de gestão universitária predominante, vislumbra-se a instituição de novas formas de gestão mais horizontais e democráticas pelo movimento das ocupações estudantis universitárias, sejam em seus discursos ou em suas práticas como um todo.

Biografia do Autor

Valeska Maria Fortes de Oliveira

Doutora em Educação (UFRGS). Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da UFSM. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS).

Bianka de Abreu Severo

Mestranda em Educação (UFSM). Pós-Graduanda em Especialização em Gestão Educacional (UFSM). Licenciada em Pedagogia (UFSM). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS). Bolsista CAPES.

Maristela Silveira Pujol

Mestranda em Educação (UFSM). Especialista em Educação Especial (UFSM). Licenciada em Educação Física (UFSM). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

OLIVEIRA, V. M. F. de; SEVERO, B. de A.; PUJOL, M. S. O panorama das produções científicas sobre as contribuições das ocupações estudantis à gestão universitária democrática. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 194–209, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4585. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4585. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua