A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017

Autores

  • Luana Monteiro PPGEd UFSCar Sorocaba
  • Ivan Fortunato IFSP/Itapetininga

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4652

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Políticas públicas, Movimentos sociais no campo

Resumo

O artigo apresenta um levantamento sistemático com o objetivo de mapear pesquisas nacionais desenvolvidas em nível de pós-graduação sobre a relação entre a formação inicial docente e educação ambiental, entre os anos 2013-2017. Sob um enfoque qualitativo, realizamos pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando teses que versam sobre essa temática. Após a identificação das teses, conduzimos uma análise que foi divida em duas partes: um inventário técnico e uma análise qualitativa. Ao final dessa pesquisa, foi possível considerar que existe um grupo de pesquisadores atuantes no campo e que os trabalhos produzidos evidenciam que as práticas de formação inicial de professores para a educação ambiental ainda são conservadoras e isoladas, entretanto a reflexão sobre a prática e a compreensão de uma Educação Ambiental Crítica possibilita uma formação docente capaz de conduzir práticas baseadas no desenvolvimento de uma consciência ambiental e cidadã.

Biografia do Autor

Luana Monteiro, PPGEd UFSCar Sorocaba

Mestranda no PPGEd/UFSCar, Sorocaba. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e de Ensino Médio e Técnico nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza

Ivan Fortunato, IFSP/Itapetininga

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr, campus Sorocaba.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

MONTEIRO, L.; FORTUNATO, I. A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 228–249, 2019. DOI: 10.22196/rp.v21i0.4652. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua