Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4770Palavras-chave:
resenha, Maria Helena Silveira BonillaResumo
O artigo tem como objetivo apresentar experiências interculturais de docentes com estudantes indígenas e não indígenas em escolas públicas de Campo Grande/MS. Com uma metodologia qualitativa, baseada em trabalho de campo, a partir da técnica da observação participante e depoimentos com professores/as das séries iniciais do ensino fundamental, o texto estabelece uma relação entre identidade, diferença e cultura(s). O estudo que está amparado por reflexões teóricas da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e pós-estruturalistas apontam para a dificuldade dos docentes em realizar e desenvolver práticas pedagógicas que não hierarquize e nem trate todos os estudantes indígenas, matriculados na escola, como “iguais”, e sinaliza para a realização de atividades promovidas por professores/as que procuram construir um espaço de diálogo e de produção de novos saberes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.