Por uma poética decolonial no ensino superior: contribuições da didática na formação de professores(as)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4774Resumo
Neste trabalho, discutiremos sobre as contribuições da Didática na formação de professores, buscando enfatizar a poética decolonial no ensino superior. Ao tomarmos como ponto de partida sua trajetória histórica nos anos de 1980, destacaremos os estudos de Vera Candau e seu grupo de pesquisa em torno da Didática ´instrumental´ versus ´fundamental´. Esta última vertente concebe o ensino como atividade humana que integra suas múltiplas dimensões – técnica (instrumental), ideológica e política. Avançamos nesse debate com Achille Mbembe, Kimberle Crenshaw, Paulo Freire entre outros, apresentando os resultados de uma pesquisa realizada numa universidade federal situada no Brasil, tendo como principais fontes documentais as produções textuais de professores em cursos de licenciatura e de formação continuada. Os resultados evidenciaram a importancia da Didática para a formação docente e a necessidade de articulação entre esses cursos – formação inicial e continuada na área.Downloads
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