Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4781Palavras-chave:
Escrita, linguagem oral, consciência fonológicaResumo
O complexo cenário das tecnologias digitais na escola demanda um olhar intercultural, já que os contextos socioculturais dos alunos não são homogêneos. O fato de os diferentes tipos de acesso às tecnologias ser um fator de obstáculo na formação em Mídia Educação é a principal situação-limite deste artigo. Para a pesquisa em que o artigo se baseia, considerou-se uma série de contextos de acesso distintos que configuraram uma pluralidade; além disso, levantou-se como o incentivo à participação pode ser um mediador das diferenças de conhecimentos. Por fim, uma concepção de “comunicação orquestral” (BATESON, 1981) na prática pedagógica foi vista como uma forma de promover espaços de produção de mídia e de uma cultura participativa (JENKINS, et al., 2006).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.