Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável

Autores

  • Cláudia Battestin
  • Gomercindo Ghiggi

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v11i23.479

Resumo

São muitos os argumentos e possibilidades de poder entrelaçar a Ética com a Educação. Porém, essa tentativa já repercutiu em muitas áreas do conhecimento. Mas como é possível aproximar e interligar a Ética da Educação em pleno auge do desenvolvimento tecnológico do século XXI? Pensar nesta aproximação é compromisso de todas as áreas do saber, pois vivemos em um cenário globalizado, em que tudo gira em torno da técnica e das novas demandas do mercado. Porém, a Educação poderá estar em sintonia com as mudanças de paradigmas, evitando a formação de identidades e mentalidades que podem levar mais uma vez o ser humano ao utilitarismo. A Ética inserida na Educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações de responsabilidade, habilidades e criticidade nas ações. Desta forma, argumentaremos a respeito da importância em abordar a Ética de forma universal e não de forma reducionista. Hans Jonas e Paulo Freire contribuíram com seus escritos sobre a importância em educar com princípios éticos universais, priorizando a vida em todas as esferas planetárias.

Downloads

Como Citar

BATTESTIN, C.; GHIGGI, G. Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 166–179, 2010. DOI: 10.22196/rp.v11i23.479. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/479. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS