Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança

Autores

  • Alexandra F. L. de Souza Universidade Comunitária Regional de Chapecó
  • Dorcas Tussi
  • Ireno Antonio Berticelli

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v11i23.482

Palavras-chave:

Experiência docente, Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado, Educação Física.

Resumo

Nesse texto, discutir-se-á sobre alguns aspectos relevantes na
organização do espaço no atendimento às crianças na Educação Infantil, bem como a produção do disciplinamento. Para tanto, objetivou-se investigar a organização do espaço educativo e, a partir disso, compreender as estratégias de disciplinamento da criança presentes na instituição de educação infantil. Para clarificar este estudo, recorreuse ao levantamento bibliográfico, de cunho qualitativo-fenomenológico, realizamos a pesquisa de campo em uma instituição, de Chapecó-SC.
De alguma forma, o espaço escolar é organizado de acordo com o pensamento moderno de espaço fixo. Além disso, as salas de aula da pré-escola apresentam marcas “escolarizantes” na sua organização, e quando organizadas em espaços funcionais com o controle do tempo, propicia o disciplinamento da criança.

Downloads

Como Citar

SOUZA, A. F. L. de; TUSSI, D.; BERTICELLI, I. A. Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 226–251, 2010. DOI: 10.22196/rp.v11i23.482. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/482. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS