O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4868Palavras-chave:
Professor, Escola indígena, Processos formativosResumo
O presente trabalho tem como foco a Formação do Professor Indígena imbricada com as demandas contemporâneas da Educação Escolar Indígena, cuja presença nas comunidades constitui uma possibilidade para o diálogo acerca da interculturalidade, saberes diversos e práticas educativas. Nosso objetivo é tensionar a sua concretização a partir do protagonismo dos professores indígenas, colocando em pauta os processos formativos desses profissionais, referenciando os cursos de formação específicos e as pesquisas desenvolvidas nas universidades do estado de Santa Catarina, Brasil. Se hoje há o desejo e o amparo legal para construir uma escola indígena diferenciada, faz-se necessário criar mecanismos eficientes para que o Estado e a sociedade tornem isso possível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.