Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4878Resumo
Paulo Freire é considerado o mais importante educador do final do século XX no mundo e sua obra é estudada e apresentada em inúmeras pesquisas de importância. Contudo, em seu próprio Brasil, sua obra vem sendo questionada pelo governo atual. Assim, no primeiro momento, este artigo apresentar o legado freireano no Brasil, com as devidas ameaças políticas contemporâneas, para depois apresentar a importância de Freire nos EUA, em especial na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e sua presença no programa de pós-graduação em educação desta instituição, primeira colocada no ranking de programas em educação dos EUA. O objetivo deste artigo é promover uma crítica da desvalorização de Freire no momento atual no Brasil, contrabalanceando com a inerente relevância de Freire nos EUA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.