Paulo Freire em Aotearoa - Nova Zelândia: uma discussão sobre a produção de Peter Roberts
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4890Resumo
Buscamos com este trabalho dar visibilidade à discussão da obra de Freire em Aotearoa– Nova Zelândia, a partir da produção acadêmica de Peter Roberts, professor na University of Canterbury.Realizamos uma busca bibliográfica em artigos, capítulos de livros e livros organizados pelo autor neozelandês desde os anos oitenta. Entrevistamos o professor ampliando dados sobre como Freire passa a ser conhecido e estudado na Nova Zelândia. Assim, pudemos conhecer sobre o contexto da produção acadêmica e da prática didática que Roberts vem realizando nas últimas três décadas. Ao longo do texto destacamos as seguintes estratégias de produção de Peter Roberts: i)estudos comparativos entre Freire e autores de obras literárias e/ou filosóficas; ii) acompanhamento a produção de Freire ao longo do tempo sem perder a dimensão histórica; iii) análise de autores que criticam Freire e a partir de seus postulados, tece argumentos justificativos que demonstram certa fragilidade nas críticas elaboradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.