Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5061Palavras-chave:
Deficiência visual. Representação. Educação InclusivaResumo
O objetivo da pesquisa consiste em discutir sobre a perspectiva docente em relação à inclusão de alunos com altas habilidades no ambiente escolar. A metodologia é de abordagem qualitativa e buscou informações em uma revisão de literatura e em dados empíricos levantados por meio de um questionário enviado a docentes. Os resultados apontam para: a) a necessidade de uma cultura inclusiva na escola e na universidade; b) os professores não se sentem preparados para trabalhar com alunos com altas habilidades; c) a necessidade de uma sólida formação docente inicial e continuada que aborde as altas habilidades. Precisamos que a escola com a cultura de inclusão, na qual todos possam sentir-se acolhidos como parte importante do ambiente de aprendizagem. Os estudantes com altas habilidades são seres privilegiados com uma inteligência fora dos padrões para determinadas áreas e a escola pode ajudá-los a desenvolver este potencial para que tenham uma vida repleta de sentido e feliz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.